Na Vanguarda da Tecnologia

Na Vanguarda da Tecnologia

07 novembro 2022 | Revista Business Portugal
Na Vanguarda da Tecnologia

Revista Business Portugal – Edição Outubro 2022.

A XL Conta - Consultores & Assessores dedica-se a apoiar a gestão de PMEs nas áreas de contabilidade, fiscalidade, recursos humanos e consultoria de gestão. Através da utilização da tecnologia, pretende atingir a modernização, otimização e automatização dos processos. Assim sendo, como descreve e avalia o percurso e o papel da marca no apoio às PME?

O nosso papel, a par com o nosso percurso, é o de acompanhar com um olhar atento e de uma perspetiva prática, cada cliente, cada empresa, em função de cada sector, para que possam usufruir de uma rede de serviços multidisciplinar numa só marca – XL Conta – Consultores & Assessores

A XL Conta acredita nos benefícios da modernização, otimização e em especial, da tecnologia digital, valores que nos tem vindo a fortalecer ao longo de três décadas de experiência e de presença ativa no mercado. A par, com a aposta nas novas gerações especializadas nas áreas de gestão, contabilidade, marketing digital e IT.

A organização acredita no potencial da internacionalização, tem três décadas e experiência e know-how nessa matéria, e tem ajudado clientes de todo o mundo a investir em Portugal. Num mundo em constante transformação, quais os predicados que diferenciam a XL Conta - Consultores & Assessores e que vos colocam continuamente na vanguarda?

Nas últimas décadas ninguém imaginava como o mundo se iria transformar tecnologicamente, só a constante procura de novas ferramentas permite colocar-nos na vanguarda do mundo atual. A digitalização, tal como em quase todas as áreas de trabalho, está a transformar profundamente a profissão dos contabilistas, de forma geral e transversal.

O principal objetivo de implementar e alicerçar a tecnologia na contabilidade visa precisamente impulsionar os negócios no sentido de aumentar a sua simplicidade, praticidade, autonomia e eficiência interna. É necessário adaptar as potencialidades, vantagens da economia digital a cada um dos sectores, visando desmaterializar tudo o aquilo que consiste em processos administrativos.

Todavia, desde sempre que, a profissão de contabilista vive em constante desafio de adaptação, num mercado agitado e sem qualquer previsibilidade. Tal obriga à aprendizagem contínua de novas técnicas de sobrevivência e diferenciação, o que se afigura ser o nosso propósito, por forma a nos diferenciarmos do exercício clássico da profissão de contabilista.

A transformação digital está a mudar o paradigma e a inaugurar uma nova era na Contabilidade. A Contabilidade 5.0 é um modelo de contabilidade baseado na tecnologia, estratégia e alta performance, que visa agregar valor e que prioriza a inovação. De que forma a empresa está preparada para esta nova era e quais considera serem os principais desafios e oportunidades?

Trata-se aqui de um ponto de viragem que rompe com o paradigma associado à profissão de contabilista tradicional aliada à era digital. Da visão clássica do contabilista certificado afundado em papéis, limitado e pressionado muitas vezes pelo tempo, à organização de documentação e ao seu registo contabilístico, com muito pouco tempo para tarefas mais nobres de valorização do seu trabalho, caminhamos para a oneração do profissional dessas tarefas rotineiras que serão executadas via digital, exigindo-lhe intervenção em tarefas de maior valor acrescentado.

Obviamente que o nosso sector tem receios, o que é natural perante este tipo de intervenção. Mas é aqui que devemos reagir e transformar grandes ameaças em grandes oportunidades. O contabilista certificado nunca pôde ser tão interventivo com o seu know-how porque não tinha tempo. Conquistado esse tempo, graças à tecnologia, vai ter um papel ainda mais importante na sociedade que nos rodeia.

Em termos de futuro, qual a visão da XL Conta - Consultores & Assessores? Considera que o facto de as universidades estarem a apostar, cada vez mais, na área de estudo da contabilidade a par com a tecnologia, faz desta uma profissão de futuro?

Há um futuro risonho para os contabilistas certificados, diferente mas interessante. Assiste-se a uma reinvenção da profissão, em que se valoriza uma posição mais arrojada, interventiva e versátil.

Claramente que, a profissão de amanhã tem um potencial imensamente superior ao peso da profissão de hoje. O que se esperará do contabilista certificado é que seja cada vez menos um mero processador de informação, com reduzido valor para a tomada de decisões, e evolua para o planeamento, supervisão e controlo de todo o processo contabilístico, prevendo cenários, antecipando problemas, aconselhando caminhos a seguir e procedimentos a implementar. A contabilidade 5.0 tem fim a agilizar esta contante transformação.

Não obstante, a procura pelo talento é seguramente um dos desafios mais exigentes com que as empresas de contabilidade e de consultoria se deparam. Isto porque a tecnologia é uma ferramenta de auxílio e não uma forma de desumanizar o trabalho. A escassez de RH com o perfil de competências necessárias e desejadas para os novos paradigmas de mercado é um problema que coloca constrangimentos reais ao desenvolvimento da atividade.

Ler mais